INFORMAÇÕES GERAIS

A primeira atividade de ensino na área de Engenharia Civil dentro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nasceu juntamente com a criação da Escola de Engenharia através de seu curso de graduação. Atualmente o curso de graduação em Engenharia Civil tem as suas disciplinas de formação profissional geral e específica sob a responsabilidade de cinco departamentos acadêmicos: 

  • Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos;
  • Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental;
  • Departamento de Engenharia de Estruturas;
  • Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia;
  • Departamento de Engenharia de Materiais e Construção.

O Departamento de Engenharia de Materiais e Construção possui 22 professores efetivos e oferta regularmente cerca de 25 disciplinas de graduação, nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Arquitetura.

O Departamento de Engenharia de Materiais e Construção é responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Este programa oferece dois cursos:

  • Especialização: Produção e Gestão do Ambiente Construído, visando a formação de especialistas em Construção Civil, nas áreas de “Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído” e de “Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído“.
  • Mestrado em Construção Civil, com área de concentração em Materiais de Construção Civil, apresentando as seguintes linhas de pesquisa: Materiais Cimentícios, Materiais Metálicos para Construção Civil, Resíduos como Materiais de Construção Civil, Gestão de Empreendimentos de Construção Civil.

As atividades de pesquisa do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção abrangem as áreas teórica e aplicada do conhecimento, buscando atender as demandas específicas da sociedade e do meio técnico. As pesquisas são financiadas, através de convênios, por agências de fomento, empresas e entidades ligadas à área em estudo. As atividades são realizadas através do trabalho integrado entre professores e estudantes.

O Departamento de Engenharia de Materiais e Construção desenvolve regularmente várias atividades de extensão, além de prestar consultorias a indústrias, empresas de construção civil, entidades públicas e à comunidade em geral, através de ensaios laboratoriais e de desenvolvimento de novas tecnologias. Essas atividades atendem os clientes em suas demandas e têm propiciado o crescimento, a atualização e o aumento do universo de conhecimento dos professores envolvidos. Regularmente também são ofertados cursos de extensão, palestras, consultorias e perícias judiciais.

 Os recursos provenientes das atividades de extensão propiciam melhorias e adaptações nas áreas físicas do departamento, e aquisição, manutenção periódica e aferição dos equipamentos. Os recursos permitem, ainda, a contratação de funcionários para dar suporte aos laboratórios e à área administrativa; implementação e manutenção de recursos de informática; e investimentos para treinamento e atualização dos professores e funcionários.


agosto 2016
D S T Q Q S S
« out    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

REDES SOCIAIS